Hospital da Luz é referência em parto normal da capital paulista

Hospital mantém estrutura e equipe multiprofissional para favorecer o cuidado certo, na hora certa, ao longo a gestação, durante todo o trabalho de parto e pós-parto

São Paulo, SP (dezembro de 2019) – Referência em maternidade na capital paulista, o Hospital da Luz participa pelo quarto ano do programa Parto Adequado. Desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde, o projeto tem o objetivo de identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas sem indicação clínica na saúde suplementar. Essa iniciativa visa ainda a oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós parto, considerando a estrutura e o preparo da equipe multiprofissional, a medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e afetivas da gestante e da família.

“Acreditamos que o nosso compromisso com esse tema certamente nos levará a ter indicadores cada vez melhores, proporcionando a melhoria contínua da qualidade da assistência prestada a todas as gestantes. O Hospital continua fazendo parte da lista de participantes do projeto que já está na terceira fase”, declara o diretor do Hospital da Luz, Marcio Luiz de Oliveira Lima.

A Fase 3 Parto Adequado foi lançada em outubro de 2019 e tem como lema “Construindo um Movimento para a Saúde, Segurança e Equidade na Gestação e no Parto”, que tem como objetivo promover a disseminação das estratégias de melhoria da qualidade da atenção do parto e nascimento em grande escala, com possibilidade de inclusão do conjunto total de maternidades e operadoras do país. Segundo dados da ANS, em 2014, a proporção de cesarianas na saúde suplementar no Brasil chegou ao seu maior patamar: 85,6% dos partos. Mas o projeto tem contribuído para amentar o percentual de partos normais no Brasil. Nos hospitais participantes do programa, esse índice passou de 32% para 36% no período entre 2017 e 2019. A estimativa é que o Projeto Parto Adequado tenha contribuído até o momento para evitar mais de 20 mil cesarianas desnecessárias.

Assim que aderiu ao projeto, o Hospital da Luz lançou o Plano de Parto no Pré-Natal. Trata-se de um programa de cursos e de atendimento às gestantes, no qual especialistas esclarecem todas as dúvidas sobre os diversos tipos de parto e as vantagens do método normal. Com isso, além de as pacientes obterem o monitoramento frequente de sua evolução clínica, sentem-se mais seguras na hora do procedimento obstétrico.

Atualmente, o hospital possui dois andares destinados à maternidade, o 5º e o 9º, que foram reformados recentemente e que contam com 33 leitos exclusivos, proporcionando mais conforto para as gestantes e seus acompanhantes. A medida faz parte do pacote de mudanças e adequações que a instituição se comprometeu a realizar desde que passou a integrar o projeto. A unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal do hospital, considerada uma referência no cuidado de casos de alta complexidade, também está preparada para atender subespecialidades como neurologia e cardiologia pediátrica, além de tratar todas as patologias do período neonatal.

A área de obstetrícia da unidade conta profissionais dedicados e leitos exclusivos, além de salas para parto normal. O Hospital da Luz é também uma referência na cidade em acompanhamento de gestações de alto risco, por isso conta com programas de pré-natal consolidados e reconhecidos, além da retaguarda de uma equipe multidisciplinar e de unidades de terapia intensiva (UTI) adulta e neonatal. A instituição também recebe gestantes de baixa e média complexidades.

Benefícios do parto normal

Para os bebês

  • Fortalece o sistema imunológico e previne o desenvolvimento de alergias e outros problemas de saúde no futuro
  • Melhora o ritmo cardíaco, o fluxo sanguíneo e a maturação dos pulmões
  • Favorece o vínculo com a mãe

Para as mamães

  • Favorece o aleitamento
  • Promove uma recuperação pós-parto mais rápida e menos dolorosa
  • Favorece o vínculo com o bebê, reduzindo as chances de baby-blues, tristeza materna e depressão pós-parto